GC Global Champions – Ben Maher fará um triplo de série de $40 milhões

    Construído em forma

    Os melhores saltadores do mundo estão reunidos em Doha, Qatar, para a abertura da temporada do Longines Global Champions Tour e da Global Champions League neste fim de semana.

    GC Global Champions é uma criação do ex-piloto Jan Tops, membro da equipe holandesa vencedora da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Verão de 1992 em Barcelona.

    O que começou com seis eventos em 2006 se transformou em uma turnê global que abrange 18 locais icônicos em três continentes diferentes, com mais de US $40 milhões em prêmios em dinheiro. Mas seu principal objetivo continua o mesmo: apresentar o esporte a um novo público.

    Aqui estão as principais histórias para ficar de olho nesta temporada do GC Global Champions, a competição mais rica para os melhores cavaleiros e cavalos do mundo.

    Será que Maher terá a altura

    Nas últimas duas temporadas, um piloto se separou dos demais: Ben Maher.

    Em 2019, o cavaleiro britânico e seu cavalo milagroso nascido na Holanda, Explosion W, marcaram três títulos. Ele conquistou seu segundo campeonato individual consecutivo do Longines Global Champions Tour (LGCT), bem como o título de equipe da Global Champions League (GCL) em Londres. Knights em Nova York em setembro, a dupla encerrou sua temporada estelar com um estrondo ao vencer o Longines Global Champions Tour Super Grand Prix de $1,4 milhão em Praga em novembro.

    Maher, um britânico de 37 anos que começou a montar pôneis quando tinha oito anos, ganhou o ouro olímpico durante os Jogos de Londres de 2012.

    Explosion W, um atrevido castrado castanho de 11 anos de propriedade do patrono de Maher, Poden Farms, é o cavalo mais jovem a vencer a série de equipes GCL e a corrida do campeonato LGCT. Alto, naturalmente rápido, o Explosion W venceu em uma variedade de superfícies, incluindo extensas áreas gramadas como a de Madri, bem como arenas de areia apertadas como a de Londres.

    Questionado pelo programa de cavalos CNN EQ em julho sobre o que tornava a dupla anglo-holandesa uma combinação tão forte, Maher disse: “Andar a cavalo é como voar em um avião, eles não são carros. Leva muitas horas, muito tempo, para começar a construir relacionamentos.”

    Maher, que ganhou € 3,2 milhões ($3,8 milhões) em três temporadas LGCT, agora divide dois campeonatos LGCT individuais com a australiana Edwina Tops-Alexander e o britânico Scott Brash.

    Será interessante ver se ele consegue a terceira vitória geral e se estabelecer como o piloto de maior sucesso na história do circuito.

    Temporada de abertura no Hollywood for Horses

    O luxuoso complexo multimilionário Al Shaqab Equestrian sediará a primeira das 18 excursões neste fim de semana.

    O evento contou com 50 pilotos de 15 países, incluindo nove dos 10 melhores pilotos do ranking geral da LGCT no ano passado.

    Construído em forma de ferradura em torno de um antigo estábulo e forte otomano perto de Doha, o Al Shaqab de 980.000 metros quadrados pode abrigar até 5.000 cavalos. Suas instalações de última geração incluem um hospital para equinos, uma piscina de convalescença para animais, uma banheira de hidromassagem para animais e enormes áreas internas e externas. Não é à toa que é chamado de “Hollywood para cavalos”.

    O evento de Doha é a parada favorita de muitos participantes, incluindo Nicola Philippaerts. “Para nós, pilotos, este é um lugar incrível e estamos sempre ansiosos para voltar”, disse o belga de 26 anos, que terminou em terceiro na abertura da temporada em Doha no ano passado. Maher foi o segundo e Julien Epaillard da França venceu.

    “O tempo está bom, as condições são excelentes, todos os cavaleiros vêm para cá com os seus melhores cavalos. O evento e o local são uma boa preparação para as Olimpíadas deste ano, pois o clima e a temperatura são favoráveis ​​para os cavalos se aclimataram e há muito espaço para trabalhar em todos os lugares”, disse Philippaerts, membro dos campeões gerais GCL London Knights.

    Liga dos Campeões Globais

    Pelo quinto ano consecutivo, 16 times competiram na Global Champions League em 2020.

    Houve várias transferências de equipes importantes no início da temporada, incluindo Tops-Alexander do Saint-Tropez Pirates para Valkenswaard United, e a americana Jessica Springsteen, filha do astro do rock Bruce Springsteen, para o Cannes Stars de Miami. Daniel Deusser se junta ao Saint-Tropez Pirates. O piloto alemão fazia parte da equipe Shanghai Swans que venceu o Super Bowl da Liga dos Campeões Global de $7 milhões em Praga em novembro.

    O London Knights, atual campeão da GCL liderado por Maher, tem uma escalação forte mais uma vez nesta temporada, com o piloto irlandês Cameron Hanley se juntando a uma equipe experiente.